Saiba como ajudar seu filho a prestar vestibular

Prestar vestibular é muito importante para quem deseja ingressar em uma faculdade, seja ela pública ou privada, e por isso é muito comum que os pais e filhos fiquem um pouco apreensivos nessa época, pois todos os detalhes são importantes para que tudo saia conforme planejado e ele consiga a vaga desejada.

Se o seu filho vai fazer provas de vestibular e está um pouco nervoso, leia esse artigo e saiba como ajudar seu filho a prestar vestibular.

Esteja presente

Uma das melhores formas de ajudar seu filho a prestar vestibular é estando presente no dia a dia dele. Isso não significa que você ficará 24 horas com ele, no entanto, é fundamental que você esteja presente no dia a dia dele, ajude-o a estudar, a montar uma rotina e a tire suas dúvidas.

O ideal é que vocês sentem e conversem sempre, seja sobre as matérias que ele tem dificuldades ou sobre a profissão que ele deseja seguir.

Você deve saber o que está deixando ele estressado para conseguir ajudá-lo da melhor forma possível. Demonstre que sempre está aberta para conversas e ele se sentirá mais seguro.

Não pressione seu filho

É comum que os pais criem muita expectativa sobre seus filhos e por isso muitas vezes eles acabam pressionando o filho sem saber. Não fique de cima, não pressione para ele passar no vestibular de primeira nem para ele decidir qual carreira seguir imediatamente.

Tudo tem um tempo certo para acontecer, por isso você deve deixar seu filho no tempo dele. Você pode sim falar sobre o vestibular com ele, mas para tirar dúvidas, nunca para pressionar, escolher a carreira dele ou exigir que ele passe no vestibular. Faça seu filho entender que isso não é o fim do mundo.

Ajude-o a não perder as datas das inscrições

Mais uma ótima dica para os pais que desejam ajudar os filhos a prestar vestibular é ficar atento as datas de inscrições, pois como ele estará muito nervoso, poderá acabar se esquecendo que é o dia da inscrição e todo o esforço terá sido em vão.

Também é fundamental que os pais acessem a página do participante enem para saber como foi o desempenho do filho nas provas, pois através desse desempenho ele poderá ingressar em várias universidades públicas ou privadas com bolsa.

Organize um espaço para ele estudar

Muitas vezes os pais acabam cobrando muito dos filhos, mas nem sempre eles ajudam com tudo o que o filho precisa. Se você deseja ajudar seu filho é fundamental que você organize um espaço da sua casa para que ele possa estudar. Esse local deve ser aconchegante e sem barulhos, assim seu filho irá se concentrar melhor.

Separe um espaço do quarto ou da sala e monte um lugar de estudos para seu filho poder ficar sozinho e se sentir bem enquanto estuda.

Tire momentos de lazer com o seu filho

Quando o vestibular está próximo é comum que o nervosismo aumente e é nesse momento que você deve ficar mais próxima do seu filho e começar a tirar alguns momentos de lazer para que juntos vocês possam fazer algo que o deixe feliz e que tire o foco das provas, pelo menos por algumas horas.

Related posts

Leave a Comment