Do latim “per fumus”, ou “através do fumo”, a palavra “perfume” traduz a arte e tradição em criar aromas há milhares de anos. A relação do ser humano com as fragrâncias é muito mais antiga do que se pensa, vinda desde quando, com a descoberta do fogo, percebeu-se que a queima de madeiras, resinas e ervas causavam a liberação de aromas muito agradáveis. Essa prática para o olfato foi muito comparada à importância da arte culinária para o paladar. Por tudo isso, no nosso blog, você vai entender mais sobre as fragrâncias para encontrar seu perfume importado feminino ideal.

A relação dos perfumes com o universo feminino ao longo da história

A prática da queima de materiais foi, por muitos anos, usada para agradar aos deuses, sendo adotada por diversos povos ao redor do mundo, incluindo o egípcio. Foi ali que, além de rituais específicos religiosos, havia o uso de aromas para fins médicos ou cosméticos por meio da queima de incensos, óleos ou bálsamos. As mulheres egípcias começaram a recorrer a essas fragrâncias para seduzir, incluindo a rainha Cleópatra. Diz a lenda que ela confeccionava seus próprios perfumes, o que já demonstrava que exclusividade e poder andariam juntos com a perfumaria feminina.

O sucesso das fragrâncias femininas percorreu o mundo. Na Ásia, mais precisamente na Índia, por exemplo, as mulheres passavam horas e horas em banhos aromáticos e passando óleos perfumados pelo corpo. Já na China e no Japão, os perfumes eram borrifados em quimonos ou usados no pescoço com o auxílio de um saquinho. Na Grécia, os perfumes já eram tratados como uma arte, pois foi ali que começou-se a unir aromas de madeiras, resinas, flores, etc, além de criarem novas técnicas de mistura de aromas. 

A cada novo lugar, uma nova maneira de pensar perfumes

No Império Romano, lembrado por ser reduto de excessos e luxos, os perfumes foram incorporados aos mais variados rituais. Nos banquetes, por exemplo, as fragrâncias eram borrifadas nas solas das sandálias dos convidados, e além disso, bandeiras militares recebiam algumas gotas de perfume para dar sorte. 

Percorrendo o mundo tão rápido quanto seus aromas, os perfumes chegaram às arábias, local em que as pessoas são especialistas em temperos e especiarias. A contribuição dos árabes para a história dos perfumes importados foi a invenção do método de destilação, que fez com que os perfumes tivessem o álcool como base, tal como acontece ainda nos dias atuais.

Já na Idade Média e no Renascimento, o perfume era usado de forma terapêutica e medicinal, e era aplicado em colares ou almofadas aromáticas que eram levados ao pescoço ou em forma de pulseira. Foram os italianos, os franceses e os espanhóis que difundiram a cultura da perfumaria pelo restante da Europa, e nos séculos 16 a 18 os perfumes passaram a substituir os itens de higiene pessoal. 

A França se torna o polo dos melhores perfumes do mundo

Os franceses tomaram gosto pela perfumaria no século 17, e essa indústria se estabeleceu em Paris rapidamente. No século seguinte, começaram a surgir perfumes famosos desse país pela combinação de fragrâncias criadas de forma ousada e frascos tão atraentes quanto seu conteúdo. O conceito de fragrâncias importadas foi popularizado ali, quando reis e rainhas franceses tinham perfumes exclusivos, e membros da nobreza de todas as partes da Europa passaram a encomendar seus próprios produtos importados exclusivos. Por esse motivo, desde aquela época o perfume francês feminino já desperta encantamento e desejo.

Perfumes importados femininos hoje: mais atraentes do que nunca

Desde o século 20, a indústria de perfumes femininos internacionais se consolidou como uma das mais bem-sucedidas. Estima-se que há cerca de 30 mil fragrâncias disponíveis no mercado, e  grande parte desse número é de artigos importados voltados para mulheres. Muitas técnicas foram aperfeiçoadas e novos aromas são explorados, mas a essência dos perfumes importados femininos permanece a mesma: sempre irresistível e misteriosa.

Antes de comprar perfume feminino, pense nos aromas que realmente chamam sua atenção. São os mais cítricos? Os florais? Os amadeirados? Os especiados? Você até pode pedir dicas das amigas para te ajudar na escolha da sua fragrância importada, mas cada perfume diz muito sobre o estilo e personalidade de cada pessoa, por isso, o que funciona para ela, nem sempre pode funcionar para você. Aqui vão algumas dicas para te deixar menos indecisa em meio a tantas criações incríveis:

  • As águas de colônia são bem menos concentradas,por isso, são indicadas para uso pós banho ou antes de dormir;
  • O eau de toilette é um pouco mais concentrado que a água de colônia, mas ainda não é tão duradouro. Pode ser usado como um “complemento” ao seu antitranspirante;
  • O eau de parfum é bastante concentrado, e é ideal para ocasiões únicas e especiais como festas.
  • O eau de toilette é muito indicado para pessoas com a pele oleosa, já que esse tipo de pele aumenta a fixação e intensidade das fragrâncias;
  • Pessoas com a pele seca podem passar um hidratante antes de aplicar o perfume. Isso ajuda a fixá-lo na pele, já que a pele seca faz com que as fragrâncias durem menos tempo ali;
  • Para o dia a dia, aposte em perfumes mais suaves, para que não se tornem enjoativos e extremamente chamativos, que podem incomodar pessoas atarefadas;
  • Para a noite, invista em perfumes marcantes e intensos, pois nesses instantes, chamar a atenção por seu aroma envolvente está permitido!

O mais importante, no fim das contas, é se divertir na busca pelo seu perfume importado feminino ideal. Quando encontrá-lo, você saberá logo de cara que aquela fragrância te remete a algo de que você gosta, e assim, esse perfume estará contando uma parte da sua história, demonstrando às outras pessoas quem é você, sem que você precise dizer nada. Essa é a magia que os perfumes são capazes de proporcionar há tantos anos, e por isso, eles são atemporais.

Gostou desse post? Continue navegando em nosso blog e saiba ainda mais!

Tags

No responses yet

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

NOSSO CALENDÁRIO
September 2020
M T W T F S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
AS MAIS IMPORTANTES