Conheça a Síndrome do Jaleco Branco e seus Sintomas! (Foto: internet)

Certamente algumas pessoas já ouviram falar da Síndrome do Jaleco Branco, entretanto, outras nunca nem viram nada sobre o assunto, o fato é que apesar de ser muito curioso esse é realmente um problema real e muitas pessoas acabam sofrendo do mesmo sem nem entender ao certo o que de fato está acontecendo.

Sabidamente um jaleco branco e o estetoscópio são referências para identificar de fato uma pessoa que é profissional de Medicina, sendo que isso acaba se tornando uma espécie de símbolo e de status ainda. Porém, muitas pessoas ao se depararem com esses itens e profissionais podem ter graves crises de ansiedade, sendo que as mesmas podem levar a uma crise de pânico.

Saiba mais sobre a síndrome do Jaleco Branco

Conheça a Síndrome do Jaleco Branco e seus Sintomas! (Foto: internet)
Conheça a Síndrome do Jaleco Branco e seus Sintomas! (Foto: internet)

Para compreender essa síndrome do jaleco branco, é preciso saber que uma determinada palavra iatrofobia na verdade, é designada como fobia irracional de médico, sendo que a mesma ainda está relacionada à exposição completa a objetos ou ainda a algumas situações especificas como por exemplo à visão do jaleco branco.   

O fato é que essa pessoa que está com esse problema tende a evitar de qualquer jeito a aproximação com esses itens ou até mesmo com um posto de saúde, sendo que essas situações são gatilhos que servem para estimular a ansiedade da pessoa.

Apesar de essa pessoa estar completamente ciente das causas e até mesmo de seu desconforto, mesmo tendo plena consciência de sua irracionalidade é impossível de conter sua manifestação.

Além do mais, existem outros dois transtornos que são bem semelhantes à Síndrome do Jaleco Branco, entre os mesmos estão: “Hipertensão do Jaleco Branco” e a “hipertensão de consultório”.

Causas da ocorrência dessa Síndrome

Simplesmente de acordo com a própria literatura médica, em geral essa síndrome tem origem na infância, sendo que não é nada incomum ter pessoas adultas que ainda não se livraram de tal problema. Entre as causas estão as seguintes:

  • A imagem que os mesmos possuem dos médicos está associada diretamente com agulhas e com remédios amargos;
  • Essas pessoas podem ter passado por experiências negativas em sua infância o que pode ter causado um trauma que por fim desencadeou a iatrofobia;
  • Essas pessoas em geral também tendem a apresentar dificuldades para obedecer às autoridades e frequentemente não gostam de tomar remédios;
  • Além de que há os dependentes de álcool e droga que dificilmente aceitam ou desejam ir até os médicos justamente porque ficam com medo de que os mesmos os obriguem a lidar com a questão;

Sintomas da Síndrome do Jaleco Branco

De fato, esses pacientes que possuem a Síndrome de Jaleco Branco, de fato podem apresentar diversos sintomas físicos, entre os mesmos: muita tensão muscular, ânsia e náuseas, tremedeiras, entre outros.

Além do mais, nas crianças, os sintomas são os seguintes: elas choram, correm, gritam e tentam fugir, frequentemente as mesmas têm que ser seguradas para consultas e demais procedimentos médicos.

Os adultos que possuem esse problema normalmente mostram-se confiantes ao conversar, no entanto, ao se deparar nos locais que receiam começam a tremer e vacilar nas conversas com os médicos.

Category
Tags

No responses yet

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

NOSSO CALENDÁRIO
December 2019
M T W T F S S
« Nov    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  
AS MAIS IMPORTANTES