Conheça os procedimentos mais comuns em uma consulta ginecológica

Tudo que precisa saber sobre estimulantes sexuais naturais e como se prevenir das fraudes. (Foto: internet)
Tudo que precisa saber sobre estimulantes sexuais naturais e como se prevenir das fraudes.
12/17/2019
O que você precisa saber antes de comprar melatonina
01/29/2020
Exibir tudo

Conheça os procedimentos mais comuns em uma consulta ginecológica

Conheça os procedimentos mais comuns em uma consulta ginecológica (Foto: Depositphotos_140179752_s-2019)

Conheça os procedimentos mais comuns em uma consulta ginecológica (Foto: Depositphotos_140179752_s-2019)

Passar por uma consulta ginecológica pode ser um momento não muito agradável para algumas mulheres. Algumas tem muita vergonha de falar sobre a sua intimidade com um ginecologista Manaus, além de estarem com medo de expor o seu corpo, ajudando a ter um momento desconfortável.

Existem também algumas pacientes que se sentem inseguras com alguma experiência ruim e por não saberem diferenciar o que é um procedimento comum de uma atitude que vai contra a ética médica. Por isso, fique sabendo que tipo de procedimento é o mais comum para estar preparada para a consulta e saber que tipo de atitude está passando dos limites.

Anamnese

Essa é uma entrevista em que o médico conversa com a paciente para saber como ela está procurando saber se tem algum sintoma, fazendo uso de alguma medicação. Após esse momento, ele deve explicar quase procedimentos que a paciente vai passar. A conversa deve ser franca antes de começar o exame físico.

Palpação das mamas

O médico vai usar as mãos para fazer uma análise das mamas e conseguir identificar algum tipo de nódulo. Normalmente, a paciente deve estar vestida com um avental ou camisola, e somente nesse momento de exame é que o médico vai expor as mamas. Esse é um tipo de análise bem importante para detectar câncer de mama precoce.

Inspeção da área da vulva

Quando a mulher deitar em uma posição ginecológica, com as pernas para cima apoiadas em um suporte, o médico vai fazer uma observação da parte externa da vagina, chama de vulva, para saber se tem alguma lesão nos grandes lábios. Esse é um momento bem rápido, sem precisar deixar a paciente totalmente despedida, com a parte de cima coberta com um avental ou camisola.

Colposcopia

Ainda com a paciente na mesma posição, o médico deve usar um espéculo vaginal para fazer a abertura do canal vaginal e conseguir visualizar a parte de dentro da vagina e do colo do útero. Isso deve ser feito com a utilização de luvas e com a higienização adequada. Não pode existir manipulação além disso por parte do médico.

Papanicolau

Esse é um exame que deve ser feito junto com o anterior, servindo para coletar uma amostra das células do colo do útero para fazer uma análise em laboratório. Para isso, tem que ser coletada com uma espátula e cerda.

A duração desse exame é variável, onde alguns médicos podem ser mais rápidos e outros mais lentos. Existem médicos que também gostam de fazer a escuta cardíaca, por isso, podem medir a pressão e palpar o abdômen, ainda mais se a paciente se queixar de dor pélvica.

Toque vaginal e palpação abdominal

Para esse caso, o médico pode introduzir dois dedos na vagina para poder empurrar o colo do útero para cima, com a outra mão fica no abdômen da paciente, conseguindo palpar os anexos e o útero. Esse é um exame que pode ser mais desconfortável, mas é bem importante para diversos diagnósticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *