Dicas verdes para comprar eletrodomésticos (Foto de Alex Qian no Pexels)

Uma ótima maneira de reduzir o uso de energia em casa é prestar atenção nos eletrodomésticos que você escolher. Por exemplo, um fogão elétrico ou escolher um a gás? 

Claro, isso não significa que deva acabar e substituir tudo na primeira oportunidade – isso por si só seria ineficiente, para não dizer caro – mas da próxima vez que você estiver procurando por algo novo, considere tornar a eficiência energética um de seu critério. 

Você estará economizando dinheiro e fazendo uma pequena, mas positiva, contribuição para proteger a Terra.

O básico

Ao pensar em energia, é importante estar ciente dos eletrodomésticos em sua casa que provavelmente consomem mais energia. 

Os refrigeradores são provavelmente os maiores consumidores de energia em sua casa (um refrigerador típico de 1990 libera mais de 1.200 libras de CO2 por ano), mas máquinas de lavar louça, máquinas de lavar e televisores não ficam muito atrás. 

E lembre-se sempre de que os benefícios financeiros e ambientais não param com a compra de um eletrodoméstico que economiza energia – você também deve estar ciente de como o usa, e é por isso que você encontrará algumas dicas de eficiência mais adiante neste artigo. 

Por último, ao contrário dos móveis, tenha muito cuidado ao comprar de segunda mão: aparelhos mais novos são quase certos de serem mais eficientes e provavelmente economizarão dinheiro no longo prazo (isso é antes mesmo de você levar em consideração o custo de reparos extras).

Geladeiras

Geladeiras com freezer superior são de longe a variedade mais eficiente em oferta, usando impressionantes 10-25% menos eletricidade do que um modelo com freezer inferior ou portas lado a lado. 

Dependendo da sua localização, procure um refrigerador com boa pontuação no rótulo de energia ou que tenha sido certificado como eficiente em termos de energia com a classificação alta. 

Certifique-se de comprar o tamanho certo para suas necessidades – você não quer desperdiçar energia resfriando prateleiras vazias ou ser forçado a comprar uma geladeira reserva.

Máquinas de lavar louça

Procure sempre uma máquina de lavar louça com ciclo econômico. Compre um modelo maior em vez de um menor – já que usará uma quantidade menor de água por prato lavado – e certifique-se de deixá-lo correr apenas quando estiver cheio. 

Lembre-se de que, com a maioria dos modelos modernos de lava-louças, não há necessidade de lavar os pratos antes de colocá-los – você está simplesmente desperdiçando água se o fizer.

Televisores

Apesar de um número cada vez maior de nós escolher transmitir nossos programas favoritos em um laptop ou tablet, as estatísticas mostram que ainda não estamos prontos para desistir de nossas TVs.

Em seguida, considere que tipo de TV você deseja (telas de LED são a tecnologia mais eficiente atualmente disponível no mercado convencional) e certifique-se de verificar os rótulos de eficiência antes de comprar. 

Depois de instalar sua nova TV, verifique se os níveis de brilho precisam ser ajustados (as configurações de fábrica costumam ser mais brilhantes do que precisam) e sempre lembre-se de desligá-la – e não no modo de espera – quando não estiver usando.

Tags

No responses yet

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

NOSSO CALENDÁRIO
October 2020
M T W T F S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
AS MAIS IMPORTANTES