O estilo de vida agitado e estressante das grandes cidades tem provocado o surgimento de muitas doenças relacionadas à piora da qualidade do sono. A constante exposição às telas de aparelhos luminosos, como televisores, monitores, smartphones, entre outros, tem interferido diretamente na produção de alguns hormônios responsáveis por regular o sono. A melatonina é um deles. 

Essa substância, que é produzida naturalmente pelo corpo durante a noite, ainda desperta a curiosidade de muitos profissionais. Diante da necessidade de auxiliarem seus pacientes que sofrem de insônia, eles criaram em laboratório uma versão sintética dessa substância, com o objetivo de tratar distúrbios de sono e outras patologias relacionadas.  

Nos próximos parágrafos, vamos entender com mais detalhes o que é melatonina, para que serve, seus benefícios e onde comprá-la com segurança para que você, que está com dificuldades de estabelecer um ciclo de sono saudável, possa recuperar a sua qualidade de vida o mais rápido possível. Continue a leitura! 

O que é melatonina

Sempre que a noite cai, o corpo começa a dar os primeiros sinais que está na hora de se recolher e descansar. A sensação de sonolência tem um motivo: a melatonina

Produzida na glândula pineal, uma estrutura que fica localizada no centro do cérebro, essa substância tem uma dupla função. Primeiramente é responsável pela regulação do sono e, depois, por proteger as células contra o stress, a poluição e outros agentes internos e externos.   

A versão sintetizada da substância promete corrigir algumas irregulares comuns no sono, sendo a demora para adormecer a mais comum delas. Até mesmo quem ainda tem dificuldades de ajustar os horários de dormir e acordar encontra no suplemento melatonina uma das melhores alternativas para alcançar esse objetivo. 

Benefícios da melatonina 

O consumo regular e controlado de melatonina para dormir, acompanhado por um profissional qualificado, pode trazer inúmeros benefícios para a saúde do corpo e da mente. Além de auxiliar na regulação do sono, a substância também:

Previne enxaquecas 

Dores de cabeça constante, sensibilidade ao som e à luz são alguns sintomas relacionados ao surgimento de uma enxaqueca. Apesar de já existirem medicamentos próprios para tratá-la, foi descoberto que a própria melatonina sintetizada também atua como uma alternativa tão eficaz quanto no tratamento da enxaqueca.                

Segundo pesquisa realizada pelo Hospital Israelita Albert Einstein, pacientes que ingeriram 3 mg do hormônio melatonina 30 minutos antes de dormir conseguiram reduzir os sintomas relacionados è enxaqueca. 

Auxilia no tratamento de Parkinson 

Quando há uma degradação progressiva dos neurônios produtores do neurotransmissor dopamina, surgem os primeiros sintomas relacionados ao Parkinson, sendo a rigidez muscular e os tremores involuntários os mais comuns e característicos. 

Mesmo com tratamentos médicos já recomendados para tratar a doença, descobriu-se que os seus sintomas também podem ser amenizados a partir da ingestão de melatonina para dormir. Essa constatação foi feita por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará. Depois de administrarem doses entre 0,5 e 1,25mg, eles notaram uma melhora significativa no quadro dos pacientes submetidos ao hormônio sintético.   

Combate o câncer 

Outra boa notícia para quem realiza algum processo de quimioterapia para combater a progressão de um câncer. A melatonina tem se mostrado eficaz, inclusive, para o sexo feminino, especialmente no combate ao câncer de mama, uma das doenças mais comuns entre as mulheres brasileiras, de acordo com a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC). 

No entanto, mesmo diante desse cenário, ainda continuam surgindo tratamentos complementares para controlar a evolução da doença logo quando é diagnosticada. 

O hormônio melatonina, por exemplo, tem mostrado uma estreita relação com o aparecimento da doença, já que, de acordo com um estudo publicado no British Medical Journal (maior jornal científico em circulação na Inglaterra), mulheres com jornadas noturnas de trabalho têm mais chances de desenvolverem a doença por causa das dificuldades de produzirem o hormônio durante o dia. 

Evita distúrbios de sono 

Por fim, mas não menos importante, a melatonina natural, diferentemente de outras substâncias, não causa efeitos colaterais agressivos no pacientes, pois se trata de um hormônio que é produzido naturalmente pelo organismo. Sendo assim, logo ela é a melhor alternativa para quem mesmo estando cansaço, ainda tem dificuldades para dormir a noite. 

Onde comprar melatonina 

No Brasil, a melatonina manipulada é encontrada em lojas de medicamentos manipulados, onde teve o aval da Vigilância Sanitária para se comercializada no país na forma de insumo farmacêutico. Portanto, caso o seu médico recomende a substância para auxiliar em algum tratamento, ela pode ser adquirida sem maiores dificuldades. 

Agora que você já sabe o que é e como comprar melatonina, continue navegando pelo nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades sobre saúde e estilo de vida. Cuidar do seu corpo e da sua pele é essencial para uma vida mais produtiva e feliz.

Tags
No Tag

No responses yet

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

NOSSO CALENDÁRIO
April 2020
M T W T F S S
« Mar    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
AS MAIS IMPORTANTES