A carteirinha de estudante garante, por lei, uma série de vantagens para os jovens que frequentam a escola regularmente. Muitos pais não se dão por conta da importância e da economia que esse documento pode representar no orçamento familiar.
A normatização sobre a meia entrada em shows e festivais com bandas nacionais e internacionais é um benefício que vem se popularizando nos últimos anos. A propósito, muitos alunos fazem a carteirinha de estudante justamente com esse propósito em mente.
No entanto, há outras prerrogativas que permitem ao estudante a meia entrada ou descontos expressivos em outras atividades artísticas, culturais, esportivas e de lazer. Vamos conversar a respeito das principais no artigo de hoje. Fique de olho!
Antes de mais nada, é primordial esclarecer qual é o público alvo da carteirinha de estudante, ou seja, quem realmente pode solicitar o documento. De acordo com a lei da meia entrada, os níveis de ensino contemplados são:
Não estão inclusos na norma os alunos de cursinhos pré vestibulares ou pré ENEM, cursos de idiomas e outros cursos livres.
Se o seu filho se encaixa no perfil descrito no item anterior, ele pode ter a carteirinha de estudante e começar a usufruir dos benefícios o quanto antes. Para tanto, o procedimento pode ser online.
Sites de entidades estudantis como a ANPG, a UNE e a UBES são as responsáveis pela emissão do documento. Ele é renovado anualmente e é válido em todo o território nacional, até o dia 31 de março.
Os documentos necessários são:
Dentre as inúmeras vantagens e benefícios da emissão da carteirinha de estudante do seu filho, estão:
Além desses e outros proveitos da carteirinha de estudante, esse é um documento que ensina desde cedo o conceito de cidadania e a importância da educação para os jovens. Vale a pena o pequeno investimento que ele representa, ainda mais diante de todo o retorno proporcionado.
Essas foram as dicas de hoje. Até mais!