Veja como é fácil tirar certidões online (Foto de picjumbo.com no Pexels)

Hoje em dia, para poder ter um CNPJ é necessário tirar algumas documentações, como a certidão negativa de interdição.

 No dia a dia de uma empresa comercial sejam pequenas ou para empreendedores individuais, pode ser que alguns contratos com o setor público ou privado exija que haja a necessidade de encaminhar as certidões negativas.

O que são certidões negativas?

Em relação as certidões negativas, elas são um documento que vai comprovar que uma pessoa, bem, empresa não apresenta nenhum tipo de débito em relação a algum órgão público. 

Também não apresenta nenhum tipo de ação civil, criminal ou federal. Há diversos tipos de certidão negativa, assim, por exemplo: certidão de protesto, certidão de falência, certidão negativa de débitos tributários, etc.

O CPNJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica é um dos números que mostra que uma pessoa jurídica e a pessoa física que vai usar esse nome individual com o objetivo de ter lucro vai ser obrigada a ter uma inscrição antes de começar as suas atividades.

Onde obter uma certidão negativa?

No caso de precisar de uma certidão negativa de algum débito que tenha relação com a Dívida Ativa da União ou Tributos Federais, o requerimento precisa ser realizado em um site da receita federal.

Já no caso de uma certidão negativa relacionado a algum débito ou tributo que esteja vinculado ao Município ou Estado, o contribuinte precisa entrar diretamente em um site da secretaria da Fazenda do seu estado ou no site da prefeitura. 

Dessa forma, os sites podem fazer a emissão e ainda colocar a situação fiscal. É possível também fazer a conferência de autenticidade. Da mesma forma, pode ser obtida a certidão do FGTS, diretamente em um site da Caixa Econômica Federal.

Certidão de Regularidade Fiscal 

Para conseguir ter uma certidão negativa de um débito estadual é possível obter diretamente no site da secretaria de fazendo do Estado que está a empresa a ser contratada para isso.

Já para a certidão de regularidade fiscal Municipal, é necessário fazer um requerimento no site do órgão que está com dívida. A certidão de débitos municipais é um tipo de documento que apresenta a existência ou inexistência de alguma dívida com o município em que a empresa está localizada. 

Através dela, é possível comprovar a idoneidade de que diz respeito os principais débitos municipais, como: IPTU, ISS e outras tributações municipais.

Importante lembrar que uma certidão negativa apresenta um prazo de validade de 30 dias, para as certidões municipais e estaduais. Em relação a certidão da Receita Federal, o prazo é de 180 dias.

Este é um documento que pode ser solicitado em diferentes situações onde o empresário está precisando comprovar que está regular perante o munícipio.

Dessa forma, é muito prático conseguir conquistar uma certidão negativa de diferentes formas, mas principalmente as que estão relacionadas ao estado. Ainda existem outros tipos de certidão negativa que podem ser necessárias, em relação a dívidas privadas com empresas particulares e que devem ser procuradas em cartório.

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